Quarta, Novembro 20, 2019

Produção Executiva


PRODUCAO EXECUTIVA


O Produtor Executivo é o administrador da carreira do artista, é o responsável por criar todas as estratégias administrativas e financeiras e gerir a administração do projeto. É o responsável pela contratação e pagamento de todos os músicos,  equipe técnica e profissionais. As vezes pode acontecer de darmos esse título honorificamente ao maior investidor do projeto.

O grande mal dos músicos é pensar na música "somente como Música" e deixam de lado a sua parte empresarial, ai um tempo depois todo aquele sonho, mesmo com qualidade musical acaba sendo encerrado pela necessidade de sobrevivência, chegam os filhos, família, responsabilidades aumentando, e é hora de arrumar um outro emprego que tenha um salário fixo e levar a música como um hobby de domingo. Não estou aqui pra ditar a regra para o sucesso de ninguém. Mas se você levar a sério o planejamento estratégico do seu empreendimento musical, e fazer dele um negócio sólido, mesmo que você não chegue a ter um sucesso como o Roberto Carlos e outros grandes nomes, você ainda sim terá condições de ter uma carreira sólida e viver da sua arte musical.  Este planejamento, chamo de "Plano de Negócio", que conterá detalhadamente cada passo que o artista e sua equipe deverão trilhar dentro dos prazos, metas e objetivos estabelecidos. Em posse de um bom Plano de Negócios, o artísta/empresário terá boas noções e perspectivas reais sobre as probabilidades de sucesso, aprimoramento de idéias, e otimizando resultados. Para a concepção deste Plano de Negócios, o profissional responsável deverá ter uma formação acadêmica na área e o mais importante experiência de mercado. Muitas pessoas têm idéias sobre os negócios que nunca são concretizados.O Plano de Negócio é que vai diferenciar uma idéia de uma oportunidade, pois é realizando um estudo exaustivo do mercado, e dará ao artísta a possibilidade de transformar sua idéia em uma oportunidade de negócio, através de um planejamento concreto.


BENEFICIOS:

  1. Permite ao empreendedor aprimorar sua idéia, tornando-a clara, precisa e de fácil entendimento. Para isso, ele terá de buscar informações completas e detalhadas sobre o mercado e o seu negócio, assegurando assim uma visão de todo o negócio.
  1. Permite ao empreendedor conhecer todos o s pontos fortes e fracos do futuro negócio. Com isso, possibilita a diminuição dos riscos de fracassar.
  1. Facilita a apresentação do negócio a investidores e potenciais clientes, contribuindo para as negociações de apoio e investimento no projeto;
  1. Analisa o volume de recursos que será necessário para o desenvolvimento da carreira, visualizando a lucratividade e a rentabilidade esperada no negócio;
  1. Permite a simulação de situações e cenários favoráveis e desfavoráveis possíveis, preparando o projeto para superar qualquer situação.
  1. Permite que os sócios negociem claramente as funções de cada um;


CONSIDERACOES FINAIS

  • Qualquer um pode falar sobre uma idéia, mas colocá-la num papel implica compromisso, pesquisa e muito trabalho duro. Se seu plano não for coerente no papel, certamente não funcionará no mercado. Ao planejar seu negócio, você está tendo uma oportunidade única para pensar cuidadosamente sobre todos os detalhes do negócio antes de gastar seu dinheiro em idéias incompletas ou pressentimentos.
  • Uma segunda explicação importante de seu Plano de Negócios é como um plano operacional ou como um plano para dirigir suas operações. Assim como um plano de construção de uma casa, seu plano lhe dirá o que fazer e quando o fará.
  • Uma segunda explicação importante de seu Plano de Negócios é como um plano operacional ou como um plano para dirigir suas operações. Assim como um plano de construção de uma casa, seu plano lhe dirá o que fazer e quando o fará.

 


O Produtor Executivo é o responsável por criar os documentos de produção como:


  • Camarim List
  • Room List
  • Travel List
  • Contrato de Show
  • Contrato dos Músicos