Quarta, Novembro 20, 2019

Logística nas Viagens com Banda

Logística nas Viagens com Banda

É fundamental o desenvolvimento de um cronograma contendo todo o roteiro detalhado de cada viagem, visualizando exatamente tudo o que deve acontecer em cada hora, tentando ser o mais exato possível na definição das etapas para evitar transtornos. Sendo, que deve-se encaminhar para todos os envolvidos com a viagem, com a máxima antecedência possível em cada rotina de produção do artista.
Sempre se deve deixar uma margem de tempo para satisfazer qualquer possível imprevisto entre as etapas a serem cumpridas, como por exemplo:

  • Imprevistos nas viagens, Pneu furado, transito;
  • Problemas técnicos com equipamento de som e luz;
  • Problemas de saúde de qualquer membro da equipe;

 



DICAS EM VIAGENS AÉREAS COM BANDAS EM VÔOS COMERCIAIS

 

  • Todas as passagens devem ser compradas com o máximo de antecedência possível.
  • Depois de receber as confirmações das passagens no email, o produtor deve obrigatoriamente ligar para o call center da respectiva companhia aérea e confirmar cada passagem, evitando cair em siladas de má fé, que acontecem por conta de alguns contratantes.
  • Jamais viage somente com as passagens de IDA. Exiga sempre que as passagens de volta sejam enviadas juntamente com as de IDA, o risco é muito grande de prejuízo e transtornos futuros.
  • Deve-se observar as políticas de cada companhia aérea, e o padrões de cada aeroporto, referente ao transporte de instrumentos musicais e equipamentos, visualizando antecipadamente as providências necessárias.
  • O Produtor deve ter sempre em mãos as cópias dos documentos de toda a equipe para que ele promova com antecedência o check-in online para a viagem, economizando tempo precioso no aeroporto.
  • O Produtor deve sempre fazer com que a banda e equipe cheguem com pelo menos 1:30h antes do embarque nos aeroportos para despachar as bagagens.

 


VÔOS FRETADOS OU PARTICULARES

  • Mesmo se tratando de uma situação com maior poder de flexibilidade e decisão quanto à horários, é fundamental que as regras para os vôos domésticos também sejam aplicadas aqui, evitando transtornos futuros.
  • Sempre confirme antes com a empresa de taxi aéreo, se os devidos valores já foram pagos pelo contratante;
  • Verifique o histório da empresa de taxi aéreo com antecedência e veja sempre se ela segue as normas de manutenção das aeronaves.

VIAGENS DE VAN OU ÔNIBUS
É certamente o meio de transporte mais utilizado pelos artista de todo o Brasil. Tanto ônibus, ou vans exclusivas são as vezes um grande sinônimo de dor de cabeça, pois no momento que o artista contrata a empresa que prestará o serviço ele normalmente deseja sempre encontrar a empresa que forneça a melhor relação custo benefício, ou na maioria das vezes sempre se escolhe a mais barata, e ai que está o problema, esquecem de contar com o fator qualidade e manutenção do veículo, que muitas das vezes pode estragar na estrada, provocar acidentes e comprometer a segurança da banda e a realização do show.